Probióticos na saúde da mulher

Termo bastante em voga nas publicações de saúde e nutrição atualmente, os probióticos são microrganismos que, quando ingeridos em quantidades adequadas, trazem uma série de benefícios ao organismo, e ajudam particularmente em alguns aspectos da saúde feminina.⠀

Essas bactérias “do bem”, como o Bifidobacterium e o Lactobacillus, contribuem para o bom funcionamento do intestino ao estimularem o equilíbrio da microbiota (flora) intestinal. Além disso, também têm forte influência na composição da flora bacteriana vaginal e do trato urinário das mulheres.⠀

Seu consumo – de forma concomitante com eventuais tratamentos e medicações prescritos – costuma ser eficaz na prevenção e tratamento de infecções urinárias e condições como a vaginose e a candidíase. Além de ajudarem a restabelecer a composição ideal da microbiota, os probióticos também podem ser usados para amenizar sintomas decorrentes dessas infecções, como ardência e inchaço.⠀

Já para as gestantes, a ingestão dos probióticos é benéfica para o desenvolvimento saudável do feto e pode ajudar no período da amamentação, reduzindo as cólicas intestinais nos bebês.⠀Terceiro olho.

Se interessou? Lembre-se que antes de consumir qualquer produto com efeitos sobre o equilíbrio do seu organismo é fundamental buscar orientação especializada. Informe-se adequadamente e passe a se cuidar melhor!⠀